quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DINHEIRO DE BRINQUEDO

Era muito comum, ver as crianças da cidade a olhar para o chão, a procura de maços de cigarros vazios, que seriam abertos cuidadosamente, dando um sentido longitudinal, e dobrados nas arestas laterais, de maneital tal, que mostrasse apenas a parte central, litografada.
 Estava pronto o dinheiro, que tinha o tamanho aproximado de uma cédula verdadeira, e era drobrado e muitas vêzes acondicionados em carteiras de cédulas, geralmente descartadas, pelos pais, por já não mais servir.
O valor do dinheiro, acompanhava o das notas verdadeiras em circulação, e eram determinados pelo valor e consumo dos cigarros, que davam a importância e raridade do dinheiro de brinquedo.
Os cigarros mais consumidos, dado a sua abundância, representava o dinheiro de menor valor que ía em escala crescente, até o de maior valor.
 ASTÓRIA, YOLANDA, BB, batizavam as notas de cruzeiro de menores valores, CONTINENTAL E HOLLYWOOD, as de valores medianos e a grande estrela, que correspondia a nota de um mil cruzeiros (conhecida, por um Cabral) era do cigarro COLUMBIA, com o seu lindo veleiro branco, de um apelo visual lindíssimo.
Como tinha muitos moradores da cidade, vivendo em São Paulo, Rio, e Brasília, a proximidade de Mossoró que era a cidade polo da região, e vizinha da cidade porto de Areia Branca, conhecida pelo grande volume de contrabando de cigarros, bebidas e perfumes, as vêzes pintavam algumas marcas importadas: CAMEL, CHESTERFIELD, VICEROY, LUCKY STRIKE, que por incrível que pareça, a propaganda, era feita por Papai Noel, fumando, e trazendo nas costas um saco, cheio de maços, surgerindo, que cigarros, era um bom presente.
Ter uma nota das marcas importadas, fazia o dono milinário e dava grande poder de compra, nas negociações, de brinquedos, castanhas, atiradeiras etc. O dinheiro de brinquedo era também usado em apostas das mais diversas: jogo de pinhão, jogo de castanha, sinuca, e até briga de galo.
Em uma época em que cigarros, chegou a ser receitado, como tratamento de algumas doenças pulmonares, pasmem! Surgiram alguns vendidos em farmácia, para o tratamento de asma, como o CIGARRO DE BELADONA. que vindo acondicionado em uma caixinha, não servia para fazer o nosso rico dinheiro, que também dava poder e comprava sonhos.
INFÂNCIA PLENA, DEVERIA DURAR, ATÉ OS 30 ANOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário