segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AS COBIÇADAS, " ESTAMPAS EUCALOL"

Logo após a primeira grande guerra mundial, os irmãos de origem alemã, Paulo e Ricardo Stern, fundaram uma industria de perfumaria, no Rio de Janeiro, que recebeu o nome de PERFUMARIA MYRTA S.A. passando a fabricar o sabonete EUCALOL, que  mais tarde, teve a família aumentada com o creme dental e o talco.
Com três fragâncias, uma delas era de eucalípto (verde, existindo ainda o rosa e o branco), dando origem a marca. Odor característico, mais parecia ao dos desinfetantes de hoje, o que fez com que o produto tivesse uma grande rejeição.
Tentando alavancar as vendas, fizeram um concurso de poemas, sendo o vencedor o Sr.Fernando Reis - Rio.
                            
                                                          Banho, para uns, é de sol
                                                          outros de mar o preferem
                                                          uns, banho de igreja querem
                                                          mas eu cá logo me assanho
                                                          se penso em tomar um banho
                                                          com sabonete EUCALOL

O mercado, era totalmente dominado pelo sabonete LUXO, cujo slogan era: "O preferido de nove, entre cada dez estrelas do cinema" e trazia impresso em sua embalagem, fotos das grandes divas do cinema americano, Greta Garbo, Ava Garner, Marlene Dietrich, Catharine Repburn, Lauren Bacall, entre tantas outras.

Existia na europa, umas estampas de muito sucesso, LIEBIG, e os irmãos Stern, aproveitando a idéia, resolveram copiar. O sucesso foi imediato, despertando interesse de crianças e adultos, e em .consequência a multiplicação das vendas, da marca Eucalol.

Cada embalagem, vinha quatro estampas, em formato e concistência de carta de baralho, com os mais variados temas: Uniformes militares do Brasil, Tribos Indígenas, Folclore, Bandeiras, Compositores celebres, Aves do Brasil, Cachoeiras do Brasil, Produtos do Brsil, Episódiso da história do Brasil, Mitologia, Escotismo, sendo esta a ultima coleção, que no geral somavam, mais de 2.400 estampas.
No verso de cada estampa, existia um comentário, sobre a ilustração

Tal qual os albuns de figurinhas que foram sucesso nos anos 60, (futebol, jovem guarda etc), as estampas eucalol, passaram a ser objeto de trocas , e até mesmo moeda, entre crianças e adultos, sendo que as consideradas mais difícies, tinha seu valor muito elevado.

No meio em que vivia, cidades pequenas, e população na maioria analfabeta, alguns não dava o menor valor, mas entraram na onda do sabonete eucalol, que atingiu um grau tão alto de massificação, que a fábrica fez várias expansões.

Eu vivia no balcão das merciarias e muito especialmente na do meu avó, a espreita de quem comprava o sabonete ou creme dental eucalol, para pedir as estampas, que para minha alegria, era muito frequente, recebe-las.

Durante mais de uma década, EUCALOL, esteve no auge, sendo os dos maiores patrocinadores do rádio e da TV, que dava os primeiros passos no Brasil,  porém sofreu pesada concorrência das marcas internacionais, vindo a encerrar suas atividades.

O grande compositor Xangai, que viveu a euforia das ESTAMPAS EUCALOL, fez uma musica com este tema, que é muito linda !

Tempos de criança!



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